Allcost é a primeira empresa portuguesa de têxteis-lar a conquistar a certificação GOTS para as Roupas de Cama que integram em sua composição o luxuoso fio de Caxemira e o Algodão Orgânico, além de já contar no seu portefólio com outras qualidades certificadas GOTS, como o Linho Orgânico e o Algodão Orgânico. Saiba o que envolve esta certificação e o que pode esperar dos produtos GOTS Allcost.

Caxemira GOTS é Allcost

Mais um importante passo é dado pela Allcost, ao ser a primeira empresa portuguesa de têxteis-lar certificada para Caxemira GOTS. Com o compromisso de oferecer produtos belos, com qualidade e sustentáveis, a aquisição desta certificação reflecte na confiabilidade e transparência dos processos produtivos em toda a cadeia têxtil Allcost.

Ser certificada GOTS significa que a Allcost atende aos rigorosos critérios ambientais e sociais em toda a cadeia têxtil, além disto, o Global Organic Textile Standard – GOTS, reconhecido como o padrão de processamento têxtil líder mundial, atesta que as matérias-primas denominadas orgânicas na composição do produto, como o Algodão Orgânico, são cultivadas sem aditivos sintéticos, pesticidas ou sementes geneticamente modificadas, preservando os recursos naturais e protegendo os trabalhadores agrícolas e o meio ambiente.

O padrão GOTS abrange o processamento, a fabricação, o embalamento, a rotulação, o comércio e a distribuição de todos produtos têxteis feitos com no mínimo 70% matérias-primas orgânicas certificadas, com rótulo “feito com orgânico”, ou mínimo de 95% de matérias-primas orgânicas certificadas com o rótulo “orgânico”. O sistema de monitoramento é baseado em inspeção in loco e a certificação é realizada por órgãos independentes e especialmente credenciados. Isso garante a integridade dos têxteis certificados GOTS.

Os produtos Allcost certificados GOTS são identificados com o logótipo GOTS, referências ao rótulo, ao organismo de certificação independente e ao número de licença da Allcost.
Roupa de Cama em Caxemira, em tecido pré-lavado, que não necessita engomar

O blend que é um verdadeiro sucesso entre os clientes da Allcost, os produtos em Caxemira & Algodão Orgânico são reconhecidos por sua extrema suavidade e qualidade, oferecendo Roupas de Cama certificadas GOTS com tecidos sofisticados de aspecto ligeiramente brilhante e muito sedoso, como resultado das fibras extremamente finas. Compondo um dos tecidos Premium mais escassos e raros do mundo, a fibra da Caxemira é originada de cabras nómades. Quando a temperatura aumenta, estas perdem naturalmente os pelos finos, que são penteados e separados manualmente, e então enviados para serem limpos, refinados, embalados e transformados num tecido excepcionalmente sedoso. As propriedades térmicas excepcionais das fibras de Caxemira proporcionam aconchego nos meses mais frios e leveza nos dias de verão.

Algodão Orgânico GOTS

À frente no mercado português, a Allcost também dispõe de produtos certificados GOTS em 100% Algodão Orgânico, e como mencionado mais acima, é uma fibra natural cultivada sem pesticidas ou produtos químicos, preservando o solo, a água, quem o colhe, o meio ambiente e a nossa saúde. Com toque extra macio e suave e as características hipoalergénicas, é muito recomendado para pessoas com pele sensível ou mesmo para a pele delicada dos mais pequenos.


Os tecidos em Algodão Orgânico certificados GOTS passam por etapas específicas no seu processamento, com a garantia de utilizar apenas acabamentos certificados para esse fim, como o processo de lavagem enzimática GOTS, que utiliza enzimas para dar um toque ainda mais macio às peças com relações de banho do tecido mais curtas, promovendo economia de água e tornando o processo ainda mais sustentável. Além disso, ocorre um encurtamento do processo e redução da temperatura, em relação ao processo convencional, preservando as características naturais da fibra do algodão e sua durabilidade.

No processo produtivo certificado GOTS também são garantidos: a separação física de armazenamento do artigo; a limpeza das máquinas hidros e secadores; a utilização de máquinas específicas para tratar artigo orgânico; e também a rastreabilidade dos produtos utilizados para os processos. Para entender melhor a diferença entre o Algodão Orgânico e o Algodão regular leia este outro artigo.

Linho Orgânico GOTS

Mais do que têxteis Premium, a Allcost e a Aquatowel apostam na inovação e em alternativas sustentáveis, como os produtos em 100% Linho Orgânico certificado GOTS. Originalmente uma fibra ecológica, o Linho apresenta inúmeros benefícios quando comparado às outras fibras naturais, pois possui o toque macio e suave, é hipoalergénico, resistente, e sendo um tecido pré-lavado, distingue-se pelo seu efeito enrugado e sempre elegante. Além disso, a certificação GOTS atesta que nas etapas de acabamento do produto não foram utilizados corantes ou químicos que tenham sido classificados como alergénicos.

Produzidos a partir do caule da planta herbácea do linho, é uma das fibras naturais mais antigas utilizadas na produção têxtil.

Gostaria de mais informações? Entre em contacto connosco, os nossos especialistas estão à vossa disposição. Visite www.allcost.pt ou contacte-nos através de +351  253 479 260 / geral@allcost.pt. Surpreenda-se com a Allcost!