Fios Reciclados & Economia circular

banner fio reciclado

Os tecidos que seriam considerados simplesmente resíduos, destinados à incineração ou aterros sanitários, são separados por cores, tratados e preparados para dar vida aos novos fios reciclados.
O foco da Allcost & Aquatowel na inovação têxtil e alternativas sustentáveis resulta em produtos ecologicamente corretos, como a coleção de Toalhas de Banho e Roupas de Cama elaboradas com Fios Reciclados, ao criar novos métodos de gestão de recursos através da reciclagem têxtil, e a promover a economia circular inovadora com foco no setor têxtil. Descubra como estes produtos são feitos.

Fios RecicladosComo são feitos?

Os fios reciclados são provenientes de resíduos têxteis, com base em dois tipos, dependendo do local de origem: os resíduos pós-industriais (pré-consumo) e os resíduos pós-consumo.

Os resíduos têxteis pós-industriais são gerados com a fabricação de itens acabados como artigos de vestuário, têxteis-lar e mobiliário, entre outros, e são considerados a forma mais pura de resíduo, pois estão livres de contaminação, sem produtos químicos, óleos, sujeiras, acessórios, etc. Estes resíduos têxteis são provenientes de desperdícios na produção de fios, tecidos, e no sector de corte. Além disso, esses resíduos podem ser classificados de acordo com o tecido, precisando de menos tempo para serem classificados e separados, antes da reciclagem.

Já os resíduos têxteis pós-consumo são gerados após a vida útil dos produtos têxteis acabados, como roupas usadas, lençóis, artigos de decoração, e precisam ser processados de forma diferenciada para eliminar fitas, fechos, botões, bordados, o que por consequência acaba por aumentar o custo.

Quais os seus principais benefícios?

*Evitar que os resíduos têxteis sejam dispostos em aterros ou incinerados e, ao mesmo tempo, colaborar com a circularidade do processo produtivo;
*Diminuir o impacto ambiental, principalmente os impactos negativos da cultura do Algodão, como consumo de água, emissões de CO2, uso intensivo da terra;
*Reduzir a quantidade de uso de energia, água e corantes, uma vez que os fios reciclados geralmente são separados por cor;
*Como os retalhos de tecido por norma já são coloridos, após a reciclagem não é necessário o processo do tingimento, pois o fio reciclado resultante já estará tingido ou resultará em belos efeitos Mélange, entre outros.


A fibra de algodão reciclado é fiada geralmente com algodão virgem ou poliéster reciclado para melhorar a qualidade, porque o algodão reciclado tem comprimentos de fibra curtos e é mais fraco que seu equivalente virgem. Conheça a coleção Mouliné da Allcost, produzida a partir da torção de dois fios reciclados, resultando em produtos sofisticados, como as Toalhas de Banho e Roupões feitos com fios reciclados.

A Allcost e Aquatowel garantem uma vez mais aos seus clientes produtos diferenciados, qualidade, inovação e o que há de melhor em Têxteis Premium Made in Portugal