Dicas para decorar um quarto de criança

Os quartos são os espaços mais pessoais da casa, que funcionam como local de descanso e são vistos como um refúgio pelos seus donos. Para as crianças é também, muitas vezes, o espaço onde se sentem mais seguras, confortáveis e aconchegadas, por isso é importante que a organização e a decoração do ambiente reflita os gostos e os hábitos da pequenada.

Apesar de não existirem regras fixas, é importante pensar nos sentimentos que o ambiente irá transmitir à criança. Acima de tudo é importante criar um clima harmonioso e agradável, onde possa brincar, dormir e passar momentos com segurança e tranquilidade.

Confira agora algumas ideias para decorar o quarto dos seus filhos de forma criativa, utilizando móveis, cores e outros elementos decorativos de forma adequada.

1 – Móveis coloridos
É muito importante usar as cores a seu favor e uma forma de o fazer é inseri-las em pontos estratégicos como os móveis. Especialmente em quartos de criança, um móvel colorido traz alegria ao ambiente e pode ser o ponto principal do quarto e a base para a restante decoração. Há, porém, uma desvantagem de se ter um móvel colorido que é a diminuição da vida útil do mesmo, uma vez que a criança pode cansar-se da cor escolhida ou atrapalhar mudanças na linha decorativa do espaço.

Uma boa dica é investir em móveis brancos e depois pintá-los da cor preferida. A propósito, reveja aqui o nosso artigo sobre a psicologia das cores para o quarto.

2 – Organizadores
Uma boa estratégia para que a criança aprenda desde cedo a ser organizada e para que aos pais consigam manter facilmente o quarto em ordem é investir em elementos organizadores.

Para facilitar, o armazenamento pode ser categorizado (uma gaveta para cada tipo de brinquedo) por meio de uma identificação escrita ou pela utilização da transparência (caixas organizadoras, gavetas transparentes).

3 – Têxteis para criança
Porque é no quarto que eles criam as suas recordações mais memoráveis, a Allcost propõe uma gama de roupa de cama com temas adoráveis e outros artigos indispensáveis a um sono de qualidade!

As nossas coleções de têxteis são delicadas, de qualidade e tornam qualquer quarto no lugar de refúgio predileto.
decorar um quarto de criança
decorar um quarto de criança
4 – Almofadas
Se existe uma peça decorativa que é barata e fica bem em qualquer ambiente, essa com certeza é a almofada. O investimento em almofadas vale muito a pena, uma vez que conferem conforto ao ambiente e vêm acompanhadas da possibilidade de manter a espuma e poder trocar somente as capas, aumentando ainda mais o seu custo-benefício.

Em quartos infantis, as almofadas servem para decorar a cama. Atualmente é possível encontrar no mercado diversos modelos de almofadas que podem ser usadas no quartos dos pequenos: coloridas, com estampados divertidos e inclusive em formatos diferentes (de animais, coração, estrelas, carros, cupcakes), que decoram e também servem como brinquedo para a criança.

5 – Papel e pinturas de parede
Uma das formas mais simples de complementar a decoração de um quarto infantil é investir em papel de parede. Existem algumas opções recorrentes como os adesivos de desenhos animados ou filmes da preferência da criança, de ilustrações com elementos lúdicos (balões, árvores, barcos, mapas, animais) e os que brilham no escuro (planetas, estrelas, personagens).

Além dos adesivos ou papel de parede, é também possível optar por adicionar cor ou estampas numa das paredes e isso tanto pode ser feito por meio de pinturas, ou da combinação tinta + adesivo. A dica novamente é investir em elementos lúdicos e em pinturas que não ocupem todas as paredes para não sobrecarregar o ambiente.
decorar um quarto de criança
Somos uma empresa dedicada ao desenvolvimento de têxteis de qualidade, tanto para o setor da hotelaria como para o lar. Estamos comprometidos com uma máxima durabilidade, suavidade e conforto dos materiais. Visite o nosso website em www.allcost.pt, entre em contacto connosco através do email geral@allcost.pt ou ligue-nos para o +351 253 479 260. Estamos disponíveis para atender o seu pedido!