Têxteis sustentáveis em TENCEL™ Lyocell

A nova colecção Primavera-Verão 2022 da Allcost, desenvolvida para a mais recente edição online da NY Market Home Fashion Week, que ocorreu de 22-25 Março, destacou a Roupa de Cama e produtos da coleção Loungewear & Sleepwear, no tecido TENCEL™ Lyocell certificado pela fabricante austríaca de fibras Lenzing, a escolha definitiva para têxteis-lar luxuosos e amigos do ambiente.

A Allcost alcançou mais um importante marco em seu portefólio de tecidos Premium e sustentáveis, ao obter a certificação para o tecido TENCEL™ Lyocell.

Diante das principais questões mundiais, como o recorde histórico do preço do Algodão, a escassez de água, poluições ambientais, resíduos têxteis destinados a aterros, para citar algumas, entenda por que o TENCEL™ Lyocell vem a ser uma excelente opção de matéria-prima sustentável e o que pode esperar dos produtos desenvolvidos pela Allcost.

fonte da imagem: Lenzing

Esta certificação vem garantir que os produtos rotulados com a designação TENCEL™ 100% Lyocell, são produzidos a partir de fibra celulósica biodegradável proveniente de florestas manejadas de forma responsável, conforme certificado pelas organizações internacionais sem fins lucrativos para a certificação de madeira, FSC (Forest Stewardship Council®) & PEFC (The Program for the Endorsement of Forest Certification Schemes™).

Um tecido de origem botânica

Ao mesmo tempo em que qualidade, estilo, durabilidade e conforto estão entre os atributos importantes ao seleccionar artigos para o lar, os consumidores mais conscientes também querem ter a certeza de que suas escolhas são as mais correctas para o meio ambiente.

De origem botânica, para se desenvolver o TENCEL™ 100% Lyocell são necessárias apenas três etapas principais. Após obter-se a madeira de árvores de Eucalipto manejadas de forma responsável, (1) esta é processada em lascas de madeira crua, as quais são (2) transformadas em celulose e, finalmente, (3) transformadas em fibras celulósicas de TENCEL™ Lyocell, produzido em um circuito fechado com alta eficiência de recursos e baixo impacto ecológico.

Infográfico com a demonstração do processo produtivo em circuito fechado, com alta eficiência de recursos e baixo impacto ecológico. Fonte: Lenzing

No processo de fiação com solvente, a água utilizada é reciclada e há uma taxa de recuperação de mais de 99% do solvente utilizado, fato pelo qual recebeu o Prémio Europeu para o Ambiente da Comissão Europeia em 2002, na categoria “The Technology Award for Sustainable Development” (Fonte: Lenzing).

Além disso, ao se produzir a celulose não há desperdício de madeira, 100% dos componentes da madeira são usados para produzir celulose, coprodutos e energia (Fonte: Relatório de Sustentabilidade do Grupo Lenzing 2017).

Considerando-se que os têxteis inutilizados acabam destinados aos aterros ou incinerados, o TENCEL™ Lyocell, por ser uma fibra biodegradável, vem a ser uma excelente alternativa. Entenda mais sobre o processo de fabricação do TENCEL™ Lyocell neste vídeo disponibilizado pela Lenzing.

Estilo e Sustentabilidade definem a nova coleção

As cores e o toque extremamente agradável dos tecidos TENCEL™ Lyocell, sejam eles lisos, estampados ou bordados, trazem o frescor perfeito para as estações mais calorosas, novidade apresentada na colecção Primavera-Verão 2022 da Allcost.

Além do aspeto brilhante e muito sedoso, conferindo o toque luxuoso das Roupas de Cama e Banho da Allcost, é um tecido respirável que absorve a humidade com eficiência, sendo assim desfavorável ao crescimento de bactérias e ácaros, entre outros benefícios, como auxiliar na regulação da temperatura corporal e ajudar a manter os lençóis secos e agradáveis, contribuindo para um sono confortável.

Roupas de Cama bordadas e estampadas em TENCEL Lyocell, da nova colecção

A Allcost desenvolve colecções em regime de Private Label, antecipando as principais tendências com soluções completas, para as marcas líderes mundiais de têxteis-lar e hotelaria.

Para conhecer a colecção e conteúdo exclusivo, foi disponibilizada aos clientes e parceiros da Allcost a nova plataforma digital, Allcost Showroom 360º, resultado de uma visão de futuro, onde é possível percorrer livremente o showroom da Allcost, conhecer os catálogos digitais, vídeos, agendar encontros virtuais com a equipa comercial da Allcost, e muito mais.

Gostaria de mais informações? Entre em contacto connosco, os nossos especialistas estão à vossa disposição. Visite www.allcost.pt ou contacte-nos. Surpreenda-se com a Allcost!