A psicologia das cores para o quarto

As cores têm uma força incrível e sem dúvida que influenciam o nosso dia a dia. Por exemplo, em dias solarengos andamos mais bem dispostos do que em dias cinzas e chuvosos.

Também nos ambientes em casa devemos ter isso em consideração e para adaptar a escolha das cores aos quartos basta seguir o mesmo princípio que a cromoterapia defende: cada cor é responsável por um efeito diferente na nossa rotina e no nosso estado emocional.

Neste artigo apresentamos um guia básico sobre a psicologia das cores, quais as que devemos usar e não usar no quarto.

Amarelo: associada à comunicação e concentração o amarelo estimula a espontaneidade, sendo indicada para quartos que também sirvam como local de trabalho. Porém, o uso excessivo pode levar a sentimentos de frustração, devendo diminuir e contrastar com creme ou marfim.
psicologia das coresVerde: vindo das plantas, frutos e flores, o verde remete para o lado natural da vida. Estimula um ambiente de criatividade e, por criar um ambiente equilibrado e harmonioso, é ideal para qualquer tipo de quarto.

Azul: conhecida como a cor da harmonia e da tranquilidade, o azul remete para o céu e o oceano. É talvez a melhor opção para quartos por criar um ambiente propício ao relaxamento. Tente combinar com almofadas em tons mais escuros.
psicologia das coresRosa: esta mistura entre o vermelho e o branco é sinónimo de amor e felicidade. Está indicado para quartos onde se deseja reavivar o relacionamento. Conjugue com cores neutras, como o cinza ou o marfim para uma sensação clássica, ou com cores mais ousadas para um toque mais moderno.

Roxo: representa o equilíbrio entre o amor e a sabedoria, criando um ambiente espiritual onde razão e emoção conseguem viver em sintonia. Os tons mais escuros estão associados ao luxo e à criatividade. A sugestão é usar a cor berinjela nas roupas de cama e acessórios para dar um toque elegante ao quarto.

Vermelho: é a cor do amor e da energia que estimula o movimento e, por isso, não é muito indicada para ser usada em grande quantidade nos quartos. Poderá ser usada de forma moderada, em pequenos apontamentos, já que cria um ambiente propício à paixão.psicologia das coresCastanho: cor representativa da terra, é muitas vezes considerada tanto reconfortante quanto forte, tornando-se uma escolha popular para quartos e salas de estar. Um castanho com opacidade média é frequentemente sugerido para paredes e áreas de superfície especialmente quando complementado por acessórios mais brilhantes.

Preto: este é o tom mais forte da paleta. Poderá assumir um duplo significado dependendo da quantidade em que for usado, criando um ambiente pesado ou sofisticado. O ideal é usá-lo em detalhes para ativar a profundidade e a sabedoria.

Cinza: por ser a mistura do branco e do preto, o cinza é a cor que simboliza o equilíbrio. Muitas vezes associado à confiança, o cinza pode induzir sentimentos positivos se usado corretamente. Em exagero, tende a criar um ambiente temperamental ou deprimente, por isso certifique-se de que escolhe cores neutras para criar um ambiente clean.

Branco: associada à paz e à tranquilidade, este é o tom adequado a pessoas ativas e inquietas. Cuidado ao usar o branco em excesso, uma vez que pode estimular a ansiedade. O ideal é conjugar com um outro tom de sua preferência, como o cinza.
psicologia das coresA Allcost é uma empresa dedicada ao desenvolvimento de têxteis premium para o setor da hotelaria e lar. Com foco na inovação e qualidade, desenvolve linhas de cama, banho e mesa com o compromisso da máxima durabilidade, suavidade e conforto.

Visite o website em www.allcost.pt, entre em contacto connosco através do email geral@allcost.pt ou ligue-nos para o +351 253 479 260. A escuta ativa das necessidades dos nossos clientes faz-nos crescer e amadurecer.